Análise e diagnóstico
Resumo
A análise e o diagnóstico de operações em um sistema são etapas fundamentais para assegurar a integridade e a confiabilidade das informações. Esse processo permite acompanhar a evolução de dados e compreender o contexto de cada ação realizada. Essa prática contribui para a melhoria contínua dos processos, o cumprimento de requisitos regulatórios e a tomada de decisões baseada em dados confiáveis.
Uso de cupons que não requerem aprovação
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Cupons que não requerem permissão para aplicação, podem ser utilizados pelos colaboradores no ato de pagamento. Ao ser utilizado um cupom para descontos, este será exibido no relatório operacional, no registro da venda.
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Como os exemplos de cupons abaixo:
Verificando os cupons utilizados
- No ato do pagamento, o colaborador poderá utilizar os cupons clicando no campo cupons como no exemplo abaixo:
- Para verificar o registro acesse o relatório operacional no menu operações:
- Verifique os registros lançados, e utilize a rolagem lateral para ir até as outras colunas informativas:
- Exibirá os valores à pagar, assim como a modalidade que foi selecionada:
- Ao rolar mais para a direita, encontrará a coluna total informando o valor que foi pago com o destaque amarelo, e na coluna justificativa o cupom utilizado para o desconto:
- Exibirá também o colaborador que registrou essa venda:
Uso de cupons que requerem aprovação
Para esse exemplo usaremos um cupom de 100% de desconto sobre os serviços, e que requer aprovação para ser aplicado.
- Ao utilizar um cupom que requer aprovação para ser aplicado, o colaborador no ato do pagamento irá selecionar o cupom no campo destacado:
- Será requerido um pin com permissões para continuar:
- Após ter sido permitido o uso do cupom, confirmará em pagar:
- Para verificar informações sobre a venda, vá em operações:
- Confira os registros:
- Utilizando a rolagem lateral para a direita, encontrará o total que foi pago em amarelo, e na coluna justificativa o cupom utilizado para o desconto:
- Assim como o usuário que autorizou o uso do cupom, e o colaborador que lançou a venda:
Justificativas no fechamento de caixa:
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Ao realizar o fechamento de caixa, o operador irá conferir os valores que estão registrados no sistema X maquininha / sistema X caixa.
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Se por algum motivo não possuir os valores da modalidade que estiver conferindo conforme registrados no sistema, poderá adicionar justificativas da ausência destes clicando no botão em destaque:
- Ao clicar no botão, abrirá a tela para ser adicionada a justificativa da falta:
- Assim que ele salvar o fechamento, os detalhes estarão disponiveis no menu Relatórios:
- Vá para a guia caixa, e clique em conferência de fechamento de caixa:
- Nos registros exibidos já se pode notar a ausência de valores informados:

- Abaixo estará o fechamento realizado pelo colaborador:
- Utilize a rolagem para a direita para conferir os valores registrados, até encontrar o que contém ausência, ao colocar o ponteiro do mouse sobre os valores em vermelho, será exibida a justificativa:
- Mais para a direita exibirá o total registrado, e o colaborador que lançou o fechamento: